28/03/2019

Hospital Mãe de Deus lança Serviço de Endoscopia

Sistema é capaz de detectar lesões que, muitas vezes, não são identificadas.

Serviço de Endoscopia com tecnologia inédita no Brasil para auxílio na detecção de lesões gastrointestinais

Com o objetivo de proporcionar diagnósticos mais precisos aos seus pacientes e dando sequência a seus investimentos de qualificação de sua operação, o Hospital Mãe de Deus lança um novo Serviço de Endoscopia com equipamentos endoscópicos de última geração, dotados da Inteligência Artificial “CAD EYE”, da empresa FUJIFILM. A instituição é pioneira na utilização de inteligência artificial e tecnologias de processamento de imagem. Os equipamentos contam com dois tipos diferentes de tecnologias de realce de imagem, designados LCI (Linked Color Imaging) e BLI (Blue Light Imaging), para suportar a detecção e caracterização de lesões através da combinação de diferentes tipos de luz aplicadas à Endoscopia.

São estas tecnologias que irão aprimorar a caracterização de lesões do trato gastrointestinal e a detecção precoce de adenomas e câncer. “Conseguiremos reduzir a incidência de câncer colorretal e a mortalidade de pacientes, ao mesmo tempo em que reduzimos o custo financeiro associado ao tratamento e aos cuidados posteriores resultantes desta doença devastadora”, destaca o líder da Endoscopia do Hospital Mãe de Deus, Dr. Ivan David.

Ele ainda complementa que o Serviço de Endoscopia fechou uma parceria importante com o Serviço de Patologia Diagnóstica do Hospital para criar uma maior interatividade na discussão de casos, conseguindo resultados mais ágeis e precisos no diagnóstico dos pacientes.

Estas aquisições permitirão que o HMD processe um volume muito maior de exames, fazendo com que a Endoscopia do Hospital Mãe de Deus alcance um novo patamar: “Estamos dando um giro de 180°, mudando para algo totalmente novo. Com estes aparelhos, conseguiremos fazer diagnóstico precoce de lesões, com altíssima qualidade de imagem, evoluindo com mais agilidade no tratamento. Podemos dizer que oferecemos um serviço completo de endoscopia diagnóstica e terapêutica”, completa o líder da Gastroenterologia do Hospital Mãe de Deus, Dr. Marcelo Appel.

Inteligência Artificial aplicada à endoscopia

Além da imagem de alta qualidade, a máquina conta com um sistema de inteligência artificial capaz de detectar lesões que muitas vezes não são identificadas: “Em um exame de rotina, o aparelho usa a inteligência artificial, por meio de um software carregado com um banco de dados com grande número de imagens clínicas. Então, quando fazemos um exame como colonoscopia, por exemplo, e não vemos uma lesão pequena ou um  pólipo suspeito, o mesmo é detectado e sinalizado pela processadora de imagem endoscópica. Por meio de uma Caixa de Detecção, a área onde o pólipo suspeito foi detectado é indicada, e um Círculo de Assistência Visual ilumina a área circundante. Isso pode ser comparado a atuação de um endoscopista experiente, que tem uma taxa de detecção de lesões alta”, revela Dr. David, que ainda completa: “a inteligência artificial aplicada à endoscopia para detecção de lesões em exames endoscópicos, veio para auxiliar nossos endoscopistas e nossos médicos”.

A nova máquina já está em uso. Os agendamentos podem ser feitos pela Central de Atendimento: (51) 3230-6000 ou pelo Whatsapp: (51) 3230-6001.

Principais exames que o serviço oferece

– Endoscopia digestiva alta diagnóstica e terapêutica

– Colonoscopia diagnóstica e terapêutica com auxílio de Inteligência Artificial

– Enteroscopia

– Cápsula endoscópica

– Ecoendoscopia

– CPRE – Colangiopancreatografia retrógada endoscópica